Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Reis, Edirlaine Lopes dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-14052024-151644/
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Resumo: |
Essa pesquisa mobiliza-se pela intenção de desvelar diálogos possíveis entre a educação escolar e os saberes intergeracionais da tradição, considerados aqui orais e sobretudo corporais. Tem como objetivo principal observar a produção artesanal de uma comunidade tradicional em todas as suas etapas - no Quilombo da Fazenda Picinguaba, localizado no extremo norte de Ubatuba/SP - indagando-se sobre modos possíveis de orientar estes saberes para dentro da escola. Para tanto, vale-se da contextualização histórica do Quilombo da Fazenda, cujas produções artesanais refletem valores e modos de ser e estar no mundo. Desvenda-se a luta exercida pela comunidade a fim de manter-se no território tradicional, e a manutenção de suas tradições como forma de existência. Em observações, descrições e entrevistas de inspiração fenomenológica subsidiadas no encontro com autoras/es decoloniais, revela-se um imaginário social não destituído da materialidade do mundo, que tem nos saberes ambientais e na produção artesanal uma notável forma de expressão desta história coletiva. A pesquisa dialoga também com o Projeto Tecendo Saberes (apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) desenvolvido em escolas municipais - que atendem estudantes residentes na região, incluso caiçaras e quilombolas. Por meio do projeto, artesãs/ãos e mestras/es do Quilombo da Fazenda Picinguaba realizam círculos de cultura e vivências presenciais de produção artesanal. Desvela-se a indispensabilidade da educação escolar afetar-se com os saberes tradicionais que abarcam estratégias de resistência adotadas pela comunidade, compreendidas como epistemologias não hegemônicas. A pesquisa aponta também para a possibilidade dialógica que se estabelece entre escola e comunidade e para a primordialidade desta relação, especialmente no que tange a iniciação de crianças em um sistema simbólico que atravessa uma corporeidade comum a todas nós. |