Forma da arte conceitual e minimalista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Visnadi, Fábio Brombal
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-17062021-115309/
Resumo: Essa investigação busca compreender o tratamento da forma na arte conceitual e minimalista e demonstrar a importância de uma atenção elementar a ela nas decisões composicionais das obras de arte de tais tendências. No início realiza-se a revisão teórica dos principais argumentos nos campos da filosofia e da crítica de arte envolvendo a definição de arte, seus modos de apresentação e suas linguagens, e os conceitos de forma e configuração física.Posteriormente, efetua-se a leitura crítica das obras de arte no intuito de descrever, interpretar e encontrar as reverberações históricas e estilísticas de suas estruturas enunciativas. Dentre os problemas abordados, elenca-se: a existência de identidades artísticas distintas para objetos dotados de configuração física equivalente, as relações de indiscernibilidade entre o espaço artístico e o espaço literal, a criação de obras cuja configuração reporta-se a um enunciado, os tipos de associação entre a esfera da percepção e da informação, a isonomia composicional e as relações de mediação entre discurso artístico e demais convenções na leitura, descrição e interpretação da obra de arte.