Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2003 |
Autor(a) principal: |
Araújo, Melvina Afra Mendes de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-18012023-125209/
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Resumo: |
O objetivo deste trabalho é o de pensar sobre as relações interculturais a partir das relações entre os missionários da Consolata e os índios Macuxi. Para fazer isso, a tese foi organizada em duas partes. A primeira inicia-se com um esforço de decodificação das categorias que organizavam o trabalho missionário, a partir do contexto em que foi gestado o Instituto da Consolata para Missões Estrangeiras, o da reforma ultramontana. Num momento posterior, foi abordada a instalação de uma missão deste instituto no Estado de Roraima, então Território do Rio Branco, e a conjugação de acontecimentos que influenciaram na conformação de novas práticas missionárias específicas voltadas para aos índios. Estas foram executadas na tentativa de respeitar os princípios estabelecidos nos debates que marcaram a Igreja Católica nos níveis global, latino-americano, nacional e local após a segunda metade dos anos sessenta. A execução dessas práticas, exitosas no âmbito da inclusão de rituais indígenas em celebrações católicas e no incentivo para que estes rituais sejam mantidos ou retomados, depara-se com alguns dilemas. O eixo desses dilemas poderia ser sintetizado na tentativa de compreensão de uma doença, classificada como \"doença de índio\", causada pelo ataque de Kanaimé. A segunda parte inicia-se com uma discussão acerca das concepções de pessoa, corpo e alma que orientam a prestação de serviços de cura por parte dos religiosos católicos. Depois, foi analisada a formação de um sistema de atenção à saúde indígena baseado no treinamento de agentes indígenas de saúde. A criação deste sistema tornou-se possível a partir da conjugação de fatores relacionados às mudanças nas concepções dos missionários sobre índios e sobre as relações que estes mantinham com os não-índios e às mudanças implementadas no sistema público de saúde brasileiro |