Rosa Magalhães: Fragmentos de uma carnavalesca

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Assumpção, Gustavo Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-11052021-104202/
Resumo: A partir da observação do desfile \"Imperatriz Leopoldinense Honrosamente Apresenta: Leopoldina, a Imperatriz do Brasil\", vice-campeão no ano de 1996, este trabalho tem como objetivo principal estabelecer um olhar sobre os fragmentos que constituem a obra de Rosa Magalhães. Em um primeiro momento, esta dissertação mostra de que forma o desfile promovido pelas escolas de samba constituiu-se como um fenômeno representativo na cultura brasileira. Num segundo olhar, ganha foco o processo de construção do carnavalesco, personagem-símbolo da criação artística nas escolas de samba, função gestada a partir dos anos 60. Por fim, a partir da obra proposta por Rosa Magalhães, pretende-se reunir os fragmentos responsáveis pela criação visual dos desfiles da artista. Os diálogos com a historiografia, a literatura e a arte pictórica, evidentes na obra da carnavalesca, propõem reflexões sobre a arte produzida pelo carnaval, seu alcance e sua influência dentro da própria festa. A artista também está inserida dentro de um processo em que a criação artística nas escolas de samba ganha um caráter espetacular a partir, sobretudo, do avanço de um processo de racionalização da festa.