Siegfried Kracauer: sociologia e superfícies. Escritos até 1933

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Santos, Patrícia da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-14012015-181721/
Resumo: Esta tese objetiva analisar a obra do intelectual judeu-alemão Siegfried Kracauer (1889-1966) produzida até o ano de 1933. Especialmente em sua atividade como publicista, Kracauer desenvolveu procedimentos de observação social que tinham como objetivo a análise de fenômenos de superfície, expressos por objetos relativamente marginais, pontuais e de extração cotidiana (por exemplo, o best-seller, a dança, o cinema, a moda etc.). Kracauer acompanhou elementos da vida social alemã durante a República de Weimar sob uma perspectiva epistemológica peculiar, que visava entender o conteúdo múltiplo de uma época a partir da interpretação minuciosa de suas manifestações mais ínfimas. Acompanho a trajetória de seu pensamento e procuro oferecer um modo de ler seus textos sobre as mais variadas e inusitadas temáticas. Nessa leitura, emergem as perspectivas de que esses trabalhos oferecem, por um lado, um diagnóstico de época; por outro, viabilizam uma forma específica de análise social, pautada na observação de fenômenos relativamente marginais. Durante o processo de interpretação dos ensaios kracauerianos, procuro expor o diálogo que ele manteve com o pensamento social contemporâneo e a constelação teórica que possibilitou tal junção entre sociologia e superfícies para o oferecimento de uma crítica do presente; além disso, aponto para o teor iluminista da sua reflexão, em contraposição a movimentos nostálgicos e regressivos que marcaram o período