Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Furtado, Bruno Sousa |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-03122019-222426/
|
Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar stylings de moda de profissionais presentes no mercado em Belém do Pará, publicadas em suas respectivas páginas das redes sociais entre janeiro de 2014 a agosto de 2018. Como objetivos específicos têm-se (i) mapear os stylists de Belém que produziram para as mídias virtuais e físicas, (ii) analisar a produção registrada em imagem dos stylings no contexto de Belém do Pará na região amazônica brasileira e (iii) considerar como base conceitual da análise a autora Gillian Rose (c2016). No processo de coleta de dados considerou-se como fontes primárias editoriais de moda, coleções fotográficas, matérias jornalísticas no acervo da hemeroteca da Fundação Cultural do Estado Pará, além de mídias digitais, como sites, blogs e redes sociais. Foi também realizado a identificação e o mapeamento de profissionais atuantes nos editoriais de moda. Os procedimentos metodológicos se baseiam na bibliografia fundamental de Rose (c2016), principalmente na análise iconográfica, cuja a autora propõe a metodologia visual especializada em imagem contemporânea. Além da autora, considera-se Lynge-Jorlen (2017), que estuda sobre os produtores de revistas e stylists. Como resultados, observa-se a complexidade, riqueza da cultura e identidade de Belém, que democratiza a imagem de moda da Amazônia para as demais regiões no território brasileiro em uma perspectiva moderna e contemporânea |