Wittgenstein na arte e na estética contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Paulino, Rômulo dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Art
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-21062023-110134/
Resumo: O intuito de nossa dissertação é destacar a importância das ideias do filósofo Ludwig Wittgenstein para as questões contemporâneas da arte e da estética. Para isso, além de destacarmos de sua biografia a prática de atividades artísticas, aproximamos nosso filósofo do inventor da arte contemporânea, Marcel Duchamp, para apontar algumas semelhanças ente suas ideias e pensamentos para assim entendermos por que ambos são tão influentes para as vanguardas artísticas das décadas de 1960, mais especificamente a Arte Conceitual. Essa influência se dá não apenas ao campo teórico, mas, também, na construção de objetos artísticos para três exemplos destacados: Joseph Kosuth, Mira Schendel e Eduardo Paollozi. No campo das discussões estéticas, destacamos um conjunto de ideias desenvolvidas em aulas dadas por Wittgenstein na Universidade de Cambridge em 1938. As notas destas aulas e conversas são analisadas e destacamos algumas lições deixadas por Wittgenstein e consequente influência para estetas contemporâneos como Morris Weitz e Noël Carroll. Por fim, apontamos a vitalidade de seu pensamento e suas ideias em aproximações com as discussões atuais e emergentes do decolonialismo.