Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Giannecchini, Ana Clara |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-12032010-163544/
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Resumo: |
O estudo aborda o uso do concreto armado em duas obras ícones da arquitetura moderna em São Paulo, o edifício do Museu de Arte de São Paulo (MASP projeto 1957/66; construção1960/69) e o edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP projeto 1961,65/66; construção 1967/68), obras cujo valor cultural relacionado à história, à arte e à técnica é de elevada importância. O objetivo foi investigar o uso do concreto nessas obras, com base em dois pontos de vista complementares: técnico-construtivo e expressivo-estético. Com base em ampla pesquisa em material documental e iconográfico, procurou-se passar por momentos chaves, desde os croquis iniciais, primeiros projetos e suas modificações, construção, apropriação pelos usuários, comportamento da obra no passar dos anos e situação atual. Esse percurso trouxe informações para compreender melhor as intenções dos arquitetos ao projetar essas obras, as relações entre projeto e obra e algumas referências para o uso do concreto armado e aparente. O trabalho procurou ainda refletir sobre a apropriação e recepção desses edifícios no tempo, o comportamento e durabilidade dos materiais e técnicas construtivas, e analisar conexões entre os arquitetos e as obras. Ao se dedicar a ícones da arquitetura de São Paulo dos anos 1960 e a dois de seus arquitetos mais significativos, esta pesquisa propõe-se a abrir reflexões no âmbito da história da técnica da arquitetura moderna no Brasil, relacionando o desenvolvimento tecnológico do concreto armado com valores técnicos e estéticos da arquitetura paulista. |