Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Scarpa, Soraia Pauli |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-21112017-214730/
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Resumo: |
Durante os anos 1947 a 1953, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) dedicou-se a colecionar obras-primas das artes antigas e modernas. Também trouxe ao Brasil uma série de exposições de design. Nesse contexto, o presente trabalho busca discutir a importância do MASP na promoção do design têxtil e de moda nacional de 1950 e 1953, datas que correspondem ao lançamento da revista Habitat e o encerramento das atividades do Instituto de Arte Contemporânea (IAC-MASP). Para tanto, foi necessário compreender e analisar quais foram as referências em design, educacionais e museológicas que influenciaram a formação de cursos, a constituição de acervo, a exibição de moda e tecelagem nas dependências da instituição e os textos na revista Habitat, além da criação do Centro de Estudos da Moda. A partir de uma revisão de literatura, foi possível inferir que as ações praticadas no MASP em prol do design têxtil e de moda têm reflexos até os dias atuais para a área, com destaque para os acontecimentos na década de 1960, gerando uma produção em diálogo com o modernismo brasileiro, pois usaram a experiência internacional para valorizar o nacional |