Tem orixá no sambaClara Nunes e a presença do candomblé e da umbanda na música popular brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Bakke, Rachel Rua Baptista
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
MPB
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-02052023-152213/
Resumo: Muitas vezes as informações sobre as religiões afro-brasileiras (candomblé e umbanda) nos chegam por meios como a indústria fonográfica, o rádio e a televisão. Nesse cenário, a música popular brasileira (MPB) ocupa importante papel de divulgadora dessa religiosidade. Em vista disso, nesse trabalho procuro interpretar os modos pelos quais os valores dessas religiões aparecem na MPB tendo como campo empírico a produção artística de Clara Nunes (análise de letra de música, da performance em shows, clipes e apresentações em programas de TV assim como dos símbolos escolhidos na divulgação de seu trabalho, presentes em encartes e capas de LPs)