Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Feitoza, Jonas Karlos de Souza |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-11012023-171933/
|
Resumo: |
Esta pesquisa propõe que objetos e dançarinos a partir de um sistema de relações coreografam criações em dança de modo codependente. Destaca-se na tese a particular relação comunicacional, estética e histórica entre objeto e dançarinos, mas também, a fricção inusitada entre a dança de salão e os estudos contemporâneos em dança. Algumas propostas coreográficas que trazem em suas criações modos de existência dos objetos na cena foram selecionadas para compor esta pesquisa por apresentarem condições relevantes para expandirmos as noções acerca da relação dos corpos, são elas: a Cia Os Dois de Dança (RJ), o Grupo Musicanoar (SP), solos da Susanne Linke e Reinhild Hoffmann . Minhas criações artísticas atravessadas pelas perspectivações do corpo na cena propõem modos de compreender ações coletivas no fazer da dança. Defendo que cada corpo escolhido (distintos objetos, materiais e corpos dançantes) para uma composição em dança atua na criação da obra. O fazer artístico no contexto acadêmico tem me proporcionado construir coletivamente a ideia de transrelações estabelecidas quando nos propomos a interagir com objetos. Os procedimentos metodológicos da pesquisa partiram de vivências instigadas nos componentes Estudos Contemporâneos em Dança e Improvisação em Dança, com estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A contribuição desta proposta de pesquisa para área das Artes Cênicas resulta de um singular trânsito entre minhas atividades artísticopedagógicas, emergiram da necessidade de elucidar modos de operação dos corpos (objetos/dançarinos) por políticas de relações mútuas. |