Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Eliana Maria Azevedo Roda Pessoa |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15102015-124731/
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Resumo: |
O objetivo desta tese é estudar as escolhas temáticas, lexicais e estilísticas presentes na obra poética de Raul Bopp, produzidas contemporaneamente às manifestações da Antropofagia e detectar, a partir da constituição do ethos antropofágico, a expressão do conceito de brasilidade nas obras mais representativas: Cobra Norato e Urucungo. A recolha e a análise das escolhas foram feitas sob a ótica da Estilística e dos Estudos discursivos, fruto de uma visão interacionista e dialógica que trabalha o signo como uma instância de disputa pelo poder. O poeta, ao recuperar culturas silenciadas, dar voz a elas, e propor antropofagicamente a devoração constante, reconhece e valoriza a alteridade numa época em que a desigualdade entre etnias e raças tinha sido naturalizada. A metáfora da pele de seda elástica, presente em Cobra Norato, não é só representativa dessa obra, ela pode ser esticada à vida e à obra poética de Bopp: um antropófago que correu o mundo em busca de colher antropologicamente informações sobre as culturas para depois registrá-las poeticamente em suas obras. |