O Pensamento Musical de Mário de Andrade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1985
Autor(a) principal: Toni, Flávia Camargo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
-
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27132/tde-20062024-111050/
Resumo: Em 1929 Mário de Andrade planejou, entre outros titulos, duas obras musicologicas de grande fôlego - Na pancada do ganzá e o Dicionário musical brasileiro - que permaneceram inéditas com a morte dele. Os dois titulos foram trabalhados intensamente, até 1935, unidos por uma bibliografia única. No vocabulário técnico o escritor pretendia colecionar as definições sobre nossa música. A tese acompanha a gênese do dicionário: a escolha de uma metodologia adequada, a eleição da bibliografia, a consulta às fontes e a montagem dos verbetes, procedimentos adotados pelo autor para a execução da tarefa. Determina o perfil lexicográfico da obra, interrogando os propósitos de um dicionário musical como outros publicados no Brasil, e os de uma obra de consulta com caracteristicas próprias. Detem-se nos aspectos teóricos que contribuem mais amplamente para a compreensão do pensamento musical de Mário de Andrade