Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Kawakami, Vitor |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-05102022-153407/
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Resumo: |
Encuentro de la Cultura Cubana foi uma revista cultural com 54 números, trimestral e impressa, publicada em Madri entre 1996 e 2009. De alto nível de reflexão crítica, contou com a colaboração de uma rede transnacional de intelectuais e artistas cujas obras por ela publicadas mantiveram um grau inquestionável de representatividade da cubanía, provenientes tanto de dentro quanto de fora da Ilha. Entre seus diretores, estiveram nomes como Jesús Díaz, seu fundador, além de Pío E. Serrano, Rafael Rojas, Manuel Díaz Martínez e Antonio José Ponte. Foi produzida pela associação homônima dirigida por Annabelle Rodríguez, entidade responsável ainda pelo periódico digital Encuentro en la red - Diario independiente de asuntos cubanos (2000-2009) e pelo portal www.cubaencuentro.com. Esta pesquisa se ocupou em analisar a revista a partir do desenvolvimento da ensaística como preferencial modalidade textual de caráter dialógico, propícia para a releitura convergente do patrimônio cultural cubano. Pretendeu trazer ao debate como ela atuou, em ambos os espaços \"concreto\" e \"imaginário\", para de forma intermediadora se contrapor à fragmentação da cultura cubana. Para isso, identificou e analisou ao longo da publicação um corpus ensaístico dedicado aos seguintes temas: a cultura nacional diante da condição diaspórica ou das coordenadas cubano-americanas; a desconstrução do perfil de intelectual revolucionário; os dilemas intelectuais frente às noções de representação, memória e responsabilidade; a relevância do ensaio para uma imaginação estrutural aplicada à literatura cubana; o potencial do ensaísmo para intervenções no cânone literário; as ideias de cubanía em processo e de diferença como questões básicas para a identidade cultural. Em alguns ensaios ainda foram verificadas evidências de uma ideia de comunidade desejada, em termos de possibilidade ou inadequação, e detectados indícios de orientação pós-nacional como referencial conceitual para a cultura cubana. Este trabalho é um estudo analítico e interpretativo da revista e sua efetividade na imaginação de outro espaço nacional, prática intelectual reconciliadora assumida pelos editores e colaboradores de Encuentro de la Cultura Cubana em prol da publicação de uma revista como espaço simulacro de uma Cuba plena e democrática. |