O surrealismo e a fotografia nas narrativas das capas de discos: um olhar da agência Hipgnosis.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Grecco, José Vicente Azzi
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-09012019-164257/
Resumo: A fotografia ocupa um lugar significativo no universo do design gráfico. Acredita-se que a agência inglesa Hipgnosis, criada por Storm Thorgerson e Aubrey Powell, tenha dado início ao processo conhecido como fotodesign, cujo propósito é inserir a imagem fotográfica como comunicador não verbal. A abordagem da Hipgnosis no design gráfico começou a partir de ensaios fotográficos e uso de técnicas de manipulação da imagem em laboratório fotográfico, com filmes preto e branco, coloridos e infravermelho. O trabalho desenvolvido pela agência era diretamente com bandas de rock and roll do cenário Inglês e Norte Americano, a partir dos anos 1960. Este procedimento usufruiu da influência que os movimentos artísticos Dadaísmo, Surrealismo e Pop Arte apresentaram nos métodos sobre as criações das capas de discos musicais do cenário londrino nos anos 1960, e consequentemente alternativas ao design gráfico da época. Esta pesquisa qualitativa com caráter exploratório e fenomenológico visa apresentar o percurso do processo pré digital da fotografia no design gráfico como foco principal da abordagem através dos trabalhos realizados pelos designers Aubrey Powell e Storm Thorgerson, titulares da agência Hipgnosis.