Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Suzuki, Cintia Tomoe |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-15042016-105721/
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Resumo: |
A capivara é uma espécie altamente social que vive em grupos multi-macho e multi-fêmea hierarquicamente organizados. Um rico repertório de comportamentos, incluindo o acústico, regula as interações sociais e organiza a vida em sociedade. Para investigar o repertório acústico da espécie realizamos o levantamento e a descrição categorizada das vocalizações. Os sinais acústicos foram registrados a partir de uma população de vida livre habitante do campus da USP de Ribeirão Preto e um grupo de capivaras do Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto, em Ribeirão Preto. Nossos resultados mostram a existência de dez sinais acústicos, alguns deles com 3 a 4 variantes, o uso de um sistema de combinação de notas, e a presença de efeitos não-lineares em sinais relacionados a estados internos alterados como no grito de agonia emitido durante a contenção. Os resultados encontrados apontam para uma riqueza maior e mais variada de chamados já descritos na literatura revelando um repertório acústico comparável com o descrito para o mocó (Kerodon rupestris), o preá (Cavia aperea) e outros caviomorfos. O registro de outros níveis de organização de notas e a presença de elementos não-lineares também enriquecem o sistema de comunicação da espécie e demostram a sua complexidade. Nossos resultados vêm trazer contribuições de forma a complementar a descrição do repertório da espécie que se mostrou maior e mais complexa |