Ilhas, de Almeida Prado: análise como um recurso gerador de perspectivas musicais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Oliveira, Gregório dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-23062022-095000/
Resumo: Ilhas, para piano é um ciclo de oito pequenas peças, sendo uma das primeiras obras compostas por Almeida Prado a trazer a Temática Ecológica (MOREIRA, 2002), inserindo-se na fase de consolidação e experimentação da linguagem (CORVISIER; COSTA, 2015). Almeida Prado apresenta diferentes blocos sonoros referenciais na abertura da partitura de cada uma das peças, junto a um curto texto descritivo, formando uma espécie de prefácio. As alturas destes blocos sonoros são utilizadas sempre em sua oitava original, e essa permanência abre espaço para a percepção da interação das ressonâncias com a textura. À carga simbólica do título e epígrafe descritivos de cada uma das peças correspondem diferentes estratégias composicionais, fundamentando, assim, o interesse e a coerência na obra. Nesta dissertação, buscamos elaborar uma análise de Ilhas que evidenciasse seus elementos estruturais, correlacionando a estrutura de cada uma das peças com seu conteúdo introdutório. Para isso, além de uma breve introdução biográfica, discutimos a relação de Almeida Prado com o espectralismo e protoespectralismo (NONKEN, 2014) e sua aproximação com o pós-modernismo (HUYSSEN, 2001), desenvolvendo a discussão sobre a relação intertextual do material textual e musical em Ilhas através da mimese (ALDROVANDI, 2018). Para a investigação da obra, fizemos uma análise através de parâmetros musicais, como gestos, motivos, agrupamentos rítmicos, formação textural e densidade, trazendo pontualmente ferramentas da Teoria dos Conjuntos (STRAUS, 2016). Como resultado, pudemos observar vários dos processos composicionais utilizados por Almeida Prado na estruturação de Ilhas, e como estes processos se relacionam com o conteúdo sugerido pelo título e epígrafes descritivos.