As estampas de Liubov Popova e Varvara Stepanova e o \"novo modo de vida soviético\"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Leite, Tamires Moura Gonçalves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-09012020-031057/
Resumo: Esta pesquisa busca investigar os aspectos que emergem de um estudo histórico descritivo acerca das estampas desenhadas por Liubov Popova (1889 - 1924) e Varvara Stepanova (1894 - 1958) para a Primeira Estamparia estatal (também conhecida como Fábrica Tsindel), entre 1923 e 1924, sobretudo quanto a suas contribuições para a construção da visualidade do chamado \"novo estilo de vida soviético\" (novy byt), no período pós-revolucionário, do ponto de vista cultural, político e estético. Para isso foi realizado levantamento bibliográfico do contexto histórico pós-revolucionário, com especial atenção à construção do chamado novy byt, além de investigação sobre a participação feminina no contexto artístico russo, e como essa participação contribuiu para a produção de estampas de Popova e Stepanova no período supracitado. Além disso foi realizada análise iconográfica das estampas produzidas pelas artistas, procurando apontar, assim, os elementos utilizados pelas artistas para discutir o novo modo de vida soviético. A pesquisa revela como as estampas foram criadas para suprir uma necessidade especificamente feminina, partindo do ponto de partida deixado por artistas russas que vieram antes de Liubov Popova e Varvara Stepanova