Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Castro, Thalita Barbosa de
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Ramos, Maria Lúcia Bueno
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
,
Ribeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Branco
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes
|
Departamento: |
IAD – Instituto de Artes e Design
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11977
|
Resumo: |
No início do século XX, em um contexto de revolução social avançado, eclodiu uma vanguarda artística, novos padrões socioculturais e econômicos germinaram e construíram o que conhecemos como Construtivismo, movimento estético genuínamente russo, que integrava as técnicas artesanais e a produção industrial à prática artística, levando sua produção ao cotidiano dos cidadãos e se adequando às necessidades de uma nova sociedade socialista. Foi neste espaço social que o trabalho das artistas Liubova Popova e Varvara Stepanova se estabeleceu. Delinear todo este episódio histórico tentara por fim as inquietações: como o trabalho destas mulheres fez uma convergência entre moda e arte no início do século e como se deu este acordo histórico? As dinâmicas de gênero estabelecidas no movimento nos fez entender o lugar das mulheres? As reorganizações de gênero estabelecidas neste novo regime teceram mudanças significativas? O objetivo da pesquisa foi traçar uma abordagem histórica de três campos de produção e conhecimento: artes aplicadas, moda e gênero, compreendidos dentro do campo das artes. Trazendo os elementos das interseções como objeto de análise fundamental para a investigação. Sendo que na interseção central figura a produção das artistas, com a qual levantamos discurso sobre o objeto artístico. |