Monteverdi e o Stile Concitato: uma poética guerreira no oitavo livro de Madrigais de 1638

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Almeida, Vicente Casanova de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-10112014-144929/
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação acerca do Oitavo Livro de Madrigais de 1638, de Claudio Monteverdi (1567-1643), obra oferecida à Sacra e Cesárea Majestade Imperador Ferdinando III, ascensionado ao trono máximo do Ocidente em 1637. São delineados o contexto histórico que envolve a obra bem como questões relativas à publicação e dedicatória da coleção de madrigais. É apresentada também uma análise de seu prefácio segundo preceptivas retóricas do gênero demonstrativo ou epidíctico que revelam chaves discursivas e importantes e tópoi que são substanciais para o entendimento da questão ética e patética em música. Tais questões incidem diretamente nas diretrizes performáticas previstas por Monteverdi para realização do stile concitato, procedimento musical encontrado nos Madrigali Guerrieri. Também é realizada uma exegese do textos poéticos dos madrigais onde é revelada a figuração do Eros guerreiro e militante contemplado nas elegias de Propércio e Ovídio bem como nos livros de emblemas amatórios do XVI XVII. Por último, procura-se demonstrar que o stile concitato e seus procedimentos peculiares são dispositivos de ornato dos afetos sugeridos pelos textos dos madrigais, manejados habilmente na música do compositor.