Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Mizumoto, Suely Akimi |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-19072012-102245/
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Resumo: |
Este projeto pretendeu contribuir para a compreensão das relações entre saúde mental, psicopatologia e estados modificados de consciência, sobretudo no contexto religioso. Trata-se de um estudo observacional em corte transversal que objetivou apresentar a relação entre religiosidade e saúde advinda do exercício de práticas mediúnicas de duas religiões genuinamente brasileiras: Santo Daime e Umbanda. Serviram como sujeitos de análise cento e seis (n= 106) participantes, 42 do Santo Daime (Grupo 1 com 19 conversos, Grupo 2 com 23 novatos aderentes), e 44 da Umbanda (Grupo 3 com 22 conversos, Grupo 4 com 22 novatos). O grupo controle (Grupo 5), contou com 20 voluntários. O estudo compreendeu duas perspectivas, a qualitativa e quantitativa. A qualitativa teve apoio na abordagem fenomenológica com fundamentação teórica em Karl Jaspers. Os instrumentos utilizados foram: Questionário dos Perfis e instrumentos reconhecidos e validados transculturalmente para o idioma português do Brasil: Escala de Apoio Social do Medical Outcomes Study, (Sherbourne & Stewart, 1991); Escala de Resiliência (Wagnild & Young, 1993); Escala de Experiências Dissociativas (Carlson & Putnam, 1993); Escala de Bem Estar Subjetivo (Albuquerque & Troccóli, 2004); e Escala de Coping Religioso-Espiritual (CRE-Breve, Panzini & Bandeira, 2005). A investigação da saúde foi realizada mediante a análise das correlações entre os grupos religiosos e um grupo controle observando-se os seguintes aspectos: a) diferenças e semelhanças entre adeptos experientes e novatos aderentes a partir de um delineamento preciso do perfil dos participantes apresentados no Perfil Saúde (saúde física e mental incluindo-se aspectos etiológicos para a dissociação tais como o abuso físico ou psicológico, sonambulismo, amigos imaginários, inclinação e recuperação da drogadição); Perfil Religiosidade (explorando-se o exercício da espiritualidade em face da nova cosmogonia com aprendizado de habilidades psíquicas); e Perfil social (dados sócio demográficos); b) a associação existente entre a rede de apoio social e doutrinário e a capacidade de resiliência, presença de experiências dissociativas, de bem estar subjetivo e de estratégias de enfrentamento religioso/ espiritual a partir da busca pelo serviço religioso; c) o impacto do exercício da prática religiosa atual sobre a frequência e o controle das experiências dissociativas e suas possíveis repercussões sobre aspectos da saúde e; d) averiguação da associação entre o domínio adquirido sobre as experiências dissociativas e a recuperação da dependência (uso/abuso) de substâncias psicoativas atribuída à participação aos rituais. Resultados: a amostra é composta por 38 homens e 68 mulheres. Idade média=38 anos. Instrução superior=68%. Motivo da escolha= 70% espiritual. Religião de berço, católica= 75,5%%. Experiências dissociativas= redução da frequência e aumento do domínio para mudança abrupta de humor e sentimentos contraditórios e simultâneos, depois da participação aos rituais em ambos os grupos. Abuso com adulto=prevalência em população geral. Uso de substâncias com recuperação atribuída ao ritual em várias taxas. Única escala com diferença significante entre os grupos= CRE-Breve |