A cura no Santo Daime: concepções de saúde e doença nas linhas do Alto Santo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Abreu Júnior, Josué Silva
Orientador(a): MacRae, Edward
Banca de defesa: MacRae, Edward, Moreira, Paulo, Mello, Marcelo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia UFBA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30644
Resumo: No primeiro capítulo faço uma revisão histórica apresentando a vida de Mestre Irineu(fundador do Daime)desde o seu nascimento e infância no Maranhão, passando por sua imigração para o Acre, a sua iniciação ayahuasqueira, a formação do primeiro corpo de seguidores, as perseguições sofridas e a formação do centro conhecido por Alto Santo. Apresento também as cisões ocorridas no Alto Santo que culminaram na fundação de novos centros, incluindo aqueles em que realizei meu trabalho de campo. Descrevo também o significado dos hinos, os principais rituais, as práticas e concepções gerais de saúde e cura. No segundo capítulo descrevo o trabalho de campo no Centro Livre, CEFLI (Centro Eclético Flor do Lotus Iluminado) e CEFLIMMAVI (Centro Eclético Flor do Lotus Iluminado Maria Marques Vieira) em Rio Branco e imediações. Descrevo também o contato que tive com pessoas do CICLU Alto Santo e a reportagem sobre este centro, realizada pelo programa “Retratos da fé”, da TV Brasil, publicada em 2014. Inicio o terceiro capítulo fazendo uma revisão das teorias antropológicas acerca da eficácia, do final do século dezenove até a contemporaneidade Após apresentar estas teorias e conceitos, evidencio aqueles que serão mais importantes no tópico seguinte, o diálogo entre as teorias antropológicas e as curas ocorridas nas linhas do Alto Santo. Neste tópico busco analisar a eficácia das curas realizadas por Mestre Irineu e as diferenças e similaridades acerca da eficácia nos vários centros pesquisados.No capítulo quatro descrevo a cosmologia do Daime a partir do hinário de Mestre Irineu e dos relatos contidos no primeiro e segundo capítulo através da análise dos pronomes e outras palavras. Em seguida analiso a eficácia dos rituais de concentração, e dos trabalhos bailados nos quais são cantados o hinário “O Cruzeiro” de Mestre Irineu. Para finalizar este capítulo apresento minhas conclusões sobre as curas ocorridas durante o hinário de Mestre Irineu. No último capítulo crio uma ficção que se passa dentro de um trabalho no qual é cantado o hinário “O Cruzeiro”, de Mestre Irineu. Ficção neste caso não se refere a algo falso ou irreal, mas sim à busca por uma representação verossímil para antropólogos e pessoas do Daime.