A lavoura, a guerra, a caça: os elementos mitológicos em três romances

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Triana, Claudia Esperanza Durán
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-25062019-145943/
Resumo: A presente tese pretende, a partir da análise dos romances Lavoura arcaica (1975), de Raduan Nassar, Terra sonâmbula (1992), de Mia Couto, e Crônica de uma morte anunciada (1981), de Gabriel García Márquez, estabelecer um diálogo entre romance e mitologia. Sob tal perspectiva, a tese procura examinar como se dá a interação do tempo mitológico com o tempo histórico e o papel da reinterpretação dos mitos e sua repercussão nas obras literárias escolhidas. Para desenvolver tal proposta, apresentaremos lineamentos teóricos básicos que nos permitirão definir os elementos caracterizadores da presença do mitológico nos textos ficcionais selecionados para análise. Apontaremos, em primeiro lugar, a alusão a um determinado mito reconhecível; em seguida, a presença de elementos rituais que aí estabeleçam a conexão do mito com o sagrado; e, por último, o papel da palavra como elemento fundamental que reatualiza, preserva e difunde a memória do sagrado, isto é, do mitológico. Os romances escolhidos constituem verdadeiros exemplos dos processos de experimentação desenvolvidos em cada um desses campos o mito, o rito, a palavra numa prática artística que congrega diferentes maneiras de ver o mundo, assim como de reinterpretá-lo criativamente por meio de seus respectivos imaginários. O objetivo central de nosso trabalho é, pois, mostrar que a presença de elementos mitológicos nos três romances constitui o componente estrutural básico das três narrativas e que essa presença se manifesta de modo específico em cada uma das obras analisadas.