Angola Janga como expoente da representação de personagens negros nas histórias em quadrinhos brasileiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Fradico, Silmara Ramos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-13112024-182022/
Resumo: Essa dissertação propõe uma análise dos processos da construção de personagens negros e narrativas localizadas em cenários brasileiros nas histórias em quadrinhos nacionais em ascensão nos últimos anos, utilizando as bases da Literatura Comparada para o estudo comparado de Angola Janga (D\'SALETE, 2017) com outras histórias em quadrinhos de autores brasileiros que sejam protagonizadas por personagens negros, pois, assim como a obra principal, apresentam discussões sobre resgate e resistência. Juntamente com estes temas, a discussão sobre representação negra no entretenimento e nas artes. Levantar, apontar e analisar tais representações são algumas das maneiras através das quais se busca compreender como e porque pessoas negras foram caracterizadas de forma cultural e visualmente estereotipada através dos anos, e quais caminhos seguir ou construir a fim de mudar esse quadro. Marcelo D\'Salete compôs em Angola Janga uma obra única e diversificada através de uma história baseada em diversos paralelismos que resgatam e representam os conflitos entre colonizadores e quilombolas, confrontando a cidade e a mata, a escravidão e a liberdade, o acúmulo e o compartilhamento, o apagamento e a resistência. Temas também abordados e apresentados sobre outros vieses nas obras que serão analisadas em paralelo com Angola Janga, Jeremias Pele (CALÇA,COSTA, 2018), Jeremias Alma (CALÇA, COSTA, 2020), Beco do Rosário (KOEHLER,2020), Carniça e a Blindagem Mística - é bonito o meu punhal,(SHIKO, 2020) Carniça e a Blindagem Mística - tutela do oculto (SHIKO, 2022) e Os Três Esús e o Tempo (CÂNDIDO, 2020), através das histórias de personagens negros diversos que se cruzam, se apoiam, se estranham, concordam, disputam, sobrevivem e resistem