Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Queiroga, Bruna Alves de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-17042013-111232/
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Resumo: |
Este trabalho trata de uma pesquisa de recepção baseada na fenomenologia do Princípio da Razão Durante. Ele teve como objetivo observar a relação entre o observador e a fotografia, e se pergunta: o que ocorre nesse processo? De um lado, ele considera que a comunicação acontece apenas no receptor, que ela é individual e intransponível, dependendo de certa abertura para o mundo, de certa percepção. De outro, que na fotografia o que se destaca é sua parte vívida, que também depende da percepção. No início, o trabalho ressalta as características híbridas da fotografia, como algo entre arte e documentação. O recorte aqui é a fotografia jornalística, que levanta questões para se pensar o que é a fotografia em geral. No segundo capítulo, faz-se uma aproximação entre a teoria e o Acontecimento comunicacional, a saber, a comunicação propriamente dita. Por último, o trabalho apresenta o relato obtido como resultado da observação realizada na exposição de fotojornalismo World Press Photo. |