A questão da participação na arte contemporânea brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Berg, Marcelo Moreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-20062023-122815/
Resumo: Este trabalho discute a questão da participação nas artes plásticas, buscando problematizar os sentidos atuais do envolvimento ativo do publico no ambiente em que o trabalho de arte e apresentado. Na primeira parte da dissertação, analisamos alguns aspectos do cenário artístico brasileiro a partir da década de 1990, momento de transformação profunda do aparato institucional voltado a arte e a cultura e de internacionalização do meio cultural. Nosso proposito e indagar a centralidade que a ideia de \"participação do espectador\" assumiu na configuração de uma arte contemporânea brasileira, e o modo como esta foi se delineando a partir da premissa de superarão das questões modernas da arte. Contrabalançando tai premissa, na segunda parte da dissertação examinamos a trajetória critica de Mario Pedrosa que, entre meados das décadas de 1940 e 1960, produziu uma notável reflexão sobre o papel formador da arte na sensibilidade do sujeito moderno. Deste modo, ao acompanharmos o arco de suas analises desde a defesa inicial da produção abstrata no Brasil ate a sugestão, com a qual o critico acenou, de que havíamos entrado em um novo ciclo \"pós-moderno\" da arte, procuramos ressaltar a permanência de uma dimensão critica moderna atribuída a arte - a confiança de que apenas ela poderia emancipar o publico de sua alienação as dimensões convencionais, regidas pelo habito, da vida cotidiana.