Caracterização e análise gráfica dos sítios com pinturas rupestres do estado de São Paulo - Brasil.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Firmino, Kamila Rezende
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-30082024-152113/
Resumo: Os estudos dos grafismos rupestres são desenvolvidos no estado de São Paulo desde a década de 1960. Pode-se dizer que desde então, de modo discreto, as pesquisas continuaram, mas não de maneira sistemática, onde tais vestígios acabam perdendo protagonismo para outras evidencias materiais que caracterizavam os sítios como artefatos líticos e cerâmicos. Esta pesquisa se configura nas primeiras a sistematizar as informações sobre as pinturas com o objetivo de realizar a caracterização e análise gráfica dos sítios paulistas, tendo como recorte territorial as bacias hidrográficas, seguindo assim o modo de apresentação dos dados apresentados por autores anteriores. Para tanto essa pesquisa realizou um levantamento bibliográfico e imagético, foram visitados alguns sítios em curtas etapas de campo onde as imagens obtidas foram tratadas para melhor inferência sobre os dados. Somente as pinturas se configuram como objeto de pesquisa e foram analisadas conforme método de dimensões do fenômeno gráfico (Pessis, 1993), tendo em mente a temática e cenografia. A primeira foi utilizada para possibilitar a análise operacional a fim de reconhecer e identificar os grafismos como reconhecíveis (antropomórficas e zoomórficas) daqueles não reconhecíveis (linhas, conjuntos de linhas paralelas, figuras angulares abertas, figuras angulares fechadas e figuras circulares). A segunda, observou a composição do contexto gráfico que compreender a morfologia, o tamanho, a projeção e a cor. A hipótese postulada foi a de que sítios próximos possivelmente poderiam compartilhar características similares entre si do que com aqueles mais distantes em termos territoriais. Os resultados mostraram que de fato podem existir a ocorrência de um mesmo tipo gráfico em distintas regiões hidrográficas, mas tal resultado ainda necessita de estudos aprofundados a fim de inferir se realmente poderiam se tratar de características culturais compartilhadas.