Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Borges, Cláudia Cristina do Lago [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/103182
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Resumo: |
Tendo em vista as intensas pesquisas realizadas na área de pré-história e arqueologia, que buscam compreender a presença de antigos grupos humanos nas Américas, o presente trabalho volta-se para os registros rupestres do Seridó, analisando numa perspectiva da comunicação e das práticas ritualíticas em manifestação ao sagrado. Os estudos realizados até então sobre a temática, têm tido diferentes opiniões acerca desses registros, tanto em relação a sua finalidade quanto a sua interpretação. A região do Seridó, especialmente nos município de Carnaúba dos Dantas e Parelhas, apresenta uma rica quantidade de registros rupestres, e estando classificados dentro da Tradição Nordeste, possuem grafismos de ação que mostram, particularmente, a vida cotidiana de seus executores. As cenas de caça, dança, pesca e rituais demonstram como viviam esses grupos humanos e como eles interagiam com o ecossistema. Diante da necessidade de se comunicar e de demonstrar uma importância dada as suas ações cotidianas, esses grupos humanos realizaram tais pinturas em áreas especialmente escolhidas para esse fim, sendo estes na sua maioria, de caráter não habitáveis. Com isso, as pinturas rupestres nos levam a uma ótica de que tanto os grafismos quanto os locais onde estes se encontram possuem uma relação simbólica, e cujo significado impera sob a órbita do cotidiano. |