Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Santos, Vladimir Gonçalves dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08022022-105620/
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Resumo: |
O Humanismo encontrou nos autores clássicos uma expressão vívida dos temas éticos, seja sob o nome de moral, seja de virtude. A Ética de Aristóteles, os diálogos platônicos, as obras de Cícero, Sêneca, Demóstenes, Quintiliano, e tantos outros, redescobertos ou comentados novamente nesse período, formaram como que o ambiente de fundo para o estudo das virtudes do homem. Mais do que uma fundamentação metafísica, o Humanismo buscava bases antropológicas para a convivência humana, que explicassem as diversas culturas e civilizações, a humanidade comum a todos os homens em diferentes lugares e tempos. Em Plutarco, os Jesuítas herdeiros do Humanismo - encontraram nas Vidas Paralelas obra relativamente simples, em que se conta a vida de personagens históricos, humanos em contraste com os cavaleiros e santos das histórias e hagiografias medievais , com defeitos e virtudes, e que serve, portanto, para educar o homem do novo tempo. Neste trabalho, trataremos da assimilação das obras de Plutarco de Queroneia ao contexto da educação católica dos colégios Jesuítas e de como a sua noção de virtus dialoga com aquela apresentada pelos membros da Companhia de Jesus. |