Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Souza, Gabriel Girnos Elias de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-15112006-140104/
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Resumo: |
Esta dissertação aborda o desenvolvimento do projeto Arte/Cidade na cidade de São Paulo entre os anos de 1994 e 2002, a partir de um questionamento sobre as relações entre cidade, política e estética e sobre os potenciais e problemas atuais que a arte urbana teria para se configurar como instância crítica. Arte/Cidade foi e é uma iniciativa cultural de grandes eventos de intervenção artística em espaços urbanos, que realizou quatro exposições em São Paulo, e exibiu várias mudanças em seu desenrolar: surgido em uma instituição pública como empreendimento artístico, passou a ser organizado por uma associação não-governamental e a se envolver também em debates urbanísticos, arquitetônicos e políticos sobre a metrópole contemporânea. Por outro lado, o projeto também ocorreu em meio a um momento de crescente vinculação entre empreendimentos culturais e marketing urbano, no bojo de uma progressiva espetacularização, privatização e mercadorização da cidade e da cultura. Propõe-se aqui identificar e analisar as principais mudanças nos discursos, estratégias e práticas de Arte/Cidade, com o objetivo de refletir sobre sua inserção nesse panorama e sobre as implicações e potenciais políticos de um mega-evento artístico em espaço urbano na São Paulo da década de noventa. |