Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Pinto, Pedro Augusto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-14042021-172754/
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Resumo: |
Através da analise formal e estudo de poemas líricos de M. I. Lermontov (1814-1841), compreendidos no contexto maior de sua obra e de sua realidade histórica, a presente pesquisa visou elucidar o ideal ético da tônica melancólica em sua criação poética. Embora ele se encontre com mais clareza em seus poemas de cunho politico ou filosófico, e a melancolia, em poemas de temática amorosa ou existencial, identifica-se uma profunda relação entre os dois no que se constitui em um ideal melancólico da sociedade e do mundo, presente em alguns de seus poemas mais renomados, como \"A morte de um poeta\", \"Borodinó\", \"Meditação\", entre outros. Para compreender a relação entre esse ideal e o contexto literário e histórico de Lermontov, buscou-se articular a analise dos poemas o conceito histórico de Romantismo, devidamente entendido sob a luz das especificidades da Rússia a época de Lermontov. |