LesBipaisagem ruidosa: lésbicas e bissexuais na música brasileira contemporânea

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Schiavoni, Juliana Leite
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-03102024-093301/
Resumo: Esta pesquisa investiga as estratégias utilizadas pelas cantautoras Aíla, Ana Cañas, Bia Ferreira, Bione, Dani Nega, Doralyce, Jéssica Caitano, Josyara, Juliana Linhares, Katú Mirim, Letrux, Luana Flores, Maria Beraldo e Neila Kadhí para refletirem sobre questões de sexualidades e gênero em suas sonoro-visualidades epistemológicas. A investigação adota uma abordagem instável e indisciplinada que enfatiza modos relacionais e encarnados de produção e compartilhamento de conhecimento, visando transcender as limitações impostas pelas estruturas epistêmicas colonizadoras, androcêntricas e totalizadoras. Por meio dessa abordagem, que envolve a criação de sensibilidades alternativas para ver e se tornar visível em um determinado campo de poder, verificou-se que as cantautoras criam novas cartografias sonoras, compondo uma poderosa teia de resistência, constituída não apenas de laços de solidariedade, mas também de alianças estratégicas de defesa e de ataque. Ao tecerem suas coalizões, compõem uma lesBipaisagem ruidosa, que busca combater e destruir as normas heterossexistas, patriarcais, racistas e (trans)feminicidas da indústria da música e de espaços de poder como o da Academia.