Da janela ao oceano virtual: deslocamentos e expansão da imagem audiovisual na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Alvarenga, Lyara Luísa de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-11072023-150436/
Resumo: A tese apresenta uma investigação sobre estratégias de criação de conteúdos audiovisuais imersivos. Para investigar essas questões, propomos uma pesquisa prático-teórica que se realiza na forma da obra experimental DIASPORÁTICAS, uma experiência imersiva que trata de questões inferentes aos traumas causados pelos deslocamentos ocasionados no contexto da diáspora africana. DIASPORÁ- TICAS é uma criação audiovisual produzida com a tecnologia de vídeo 360, a partir desse processo, analisamos a estratégia de uso tradicional do enquadramento cinematográfico e a sua reconfiguração em conteúdos nos quais as imagens extrapolam os limites da tela e a referência espacial do quadro/janela. Desenvolvemos uma ponderação sobre a imagem imersiva ampla, panorâmica onde o deslocamento do usuário que participa da experiência compõe a imagem experienciada. A principal reflexão proposta na obra é uma interposição de duas estratégias diferentes para inferirmos a respeito da intersecção entre a forma/tecnologia da obra e seu conteúdo. O deslocamento diaspórico, tratado no tema da obra, e o deslocamento sensorial e cognitivo proposto pela tecnologia de realidade virtual são abordados como rima poética. A partir da realização da obra, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e observação de outras obras atuais, compomos um conteúdo que busca propor um questionamento sobre as estratégias de elaboração e criação estética em conteúdos audiovisuais imersivos. Estratégias que propõe uma relação de imersão no campo imagético. Táticas que não são completamente inéditas mas que, com o avanço do desenvolvimento de tecnologias digitais, proporcionam uma multiplicidade cada vez mais eficiente de criação de ambientes imersivos. Despontam possibilidades criativas que conduzem a produção de imagens no campo do audiovisual a um lugar mais próximo do sensorial e corpóreo onde a referência da tela e consequentemente do enquadramento deixa de ter o peso simbólico estrutural que historicamente se constituiu na condução das estratégias de criação.