Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Iwamizu, Cesar Shundi |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-29102015-102522/
|
Resumo: |
Reunida em um único volume pela primeira vez, a obra completa do arquiteto Eduardo Riesencampf de Almeida foi catalogada, digitalizada e organizada para esta tese, permitindo a compreensão do conjunto dos trabalhos desenvolvidos a partir de estudos, projetos executivos, perspectivas, croquis e fotografias. Tal material se somou a inúmeras entrevistas que não só permitiram leituras específicas sobre alguns projetos, como possibilitaram reflexões sobre os procedimentos projetuais aplicados durante seu percurso profissional. Realizada ao longo de mais de cinquenta anos, pode-se notar que a obra de Eduardo de Almeida passou por diferentes fases e, dependendo das influências ou das parcerias estabelecidas em cada período, revela mudanças de linguagem e emprego de técnicas construtivas variadas, de acordo com o enfrentamento específico de cada projeto. Apesar destas variações, é possível identificar a recorrência de estratégias projetuais que garantem unidade e caráter ao conjunto de sua obra, mesmo nos trabalhos destinados a diferentes usos, escalas ou contextos. Este material, ainda inédito, permite revelar a um público mais amplo a produção arquitetônica de Eduardo de Almeida e ser utilizado como orientação para novos estudos sobre seu trabalho e, consequentemente, sobre a Arquitetura Moderna Paulista e Brasileira. A abordagem permite ainda uma reflexão sobre estas táticas de projetar e suas relações com o ensino, uma vez que a obra de Eduardo de Almeida não se dissocia de sua atuação como professor, pois reflete-se na produção de novas gerações, ex-alunos e ex-colaboradores. |