Entre  renascimento e barroco: os fundamentos da arquitetura religiosa e a contrarreforma - o De Fabrica Ecclesiae de Carlos Borromeu

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Frade, Gabriel dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-16022017-093801/
Resumo: A arquitetura religiosa da época do Renascimento apresentou criações balizadas pela reflexão teórica florescida nesse período, por meio das elaborações dos Tratados de arquitetura. No contexto histórico conturbado do início da idade moderna, as questões religiosas envolvendo a contestação do protestantismo e a reação da contrarreforma por parte da Igreja Católica, principalmente por meio do evento emblemático do Concílio de Trento (1545-1563), trouxeram influências nas artes figurativas desse período. No campo da arquitetura religiosa, a influência também se faz sentir. Carlos Borromeu (1538-1584), arcebispo da cidade de Milão, expoente do pensamento contrarreformista, produz aquela que é considera a única obra desse campo de ideias no que diz respeito à arquitetura religiosa, trata-se das suas Instructionum Fabricae et Supellectilis Ecclesiasticae libri duo (1577). Por meio da ação de seu arquiteto de confiança, Pellegrino Tibaldi (1527-1596), o Borromeu introduz um amplo programa de transformações no espaço arquitetônico, privilegiando aspectos funcionais relativos ao decoro do culto, correspondendo em grande medida às ideias postuladas pelo Tridentino. Este trabalho visa dar conhecimento desse texto do Borromeu por meio de uma tradução inédita do texto original latino para a língua portuguesa.