Dogville, filme e crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Souza, Evelise Guioto de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-17102007-151818/
Resumo: Dogville é um filme que suscitou reações opostas e viscerais. Essa dissertação aborda dois aspectos desse fenômeno. Em primeiro lugar, uma leitura do filme especialmente no que diz respeito a seu princípio contraditório. Não se trata apenas de abrigar aspectos realistas da chamada linguagem clássica do cinema conjuntamente com aspectos antiilusionistas de inspiração assumidamente brechtiana. Trata-se de compreender como essa contradição é o coração do filme e produz seu sentido. Em seguida, uma leitura da crítica publicada nos veículos de comunicação de grande circulação procura identificar como esses textos encaram ou ignoram essa contradição, bem como as pré-concepções que permitem que eles assim o façam e que determinam as análises que produzem.