As obras pictóricas no cinema de Andrei Tarkovski

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Cruz, Ananda Fortunato da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-12112024-130823/
Resumo: Esta dissertação propõe discutir as relações entre as obras de arte (pinturas, desenhos, gravuras e afrescos) e os filmes realizados por Andrei Tarkovski, que insere em seus sete longasmetragens reproduções pictóricas do período medievo e renascentista, transfigurando os temas e as técnicas de seu próprio meio audiovisual. Partindo de três eixos temáticos: a visualidade háptica no cinema de Tarkovski, a cristalização da imagem cinematográfica e a religiosidade na arte medieval, o trabalho busca analisar as gravuras de Albrecht Dürer, os desenhos e pinturas de Leonardo da Vinci, os ícones de Andrei Rublev, além das obras de Piero della Francesca, Pieter Bruegel e Jan van Eyck, gerados no interior do quadro cinematográfico. Tratase de compreender a produção de Tarkovski e a intrínseca relação que estabelece com a tradição figurativa das artes ocidental e oriental num amplo arco histórico, com a intenção de reverberar diálogos intermediais entre o cinema e as artes visuais.