Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Ricardo, Gabriel Marotti |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-28022023-203921/
|
Resumo: |
Este trabalho analisa a temática tecnológica na trajetória de Gilberto Gil a partir de um diálogo entre a arte e a política, tendo em vista a existência de um conjunto significativo de canções em que o compositor refletiu sobre questões como rádio, televisão, computador, internet, celular, entre outros temas ligados ao universo tecnológico, além dessa temática também aparecer de forma destacada na atuação do compositor durante o período em que assumiu o cargo de ministro da cultura durante o governo Lula. Ora compondo e cantando, ora discursando sobre políticas culturais, as tecnologias sempre estiveram em maior ou menor grau ocupando o imaginário e a discursividade do artista/político. Tendo como um dos principais recursos metodológicos a análise de canção, esta pesquisa tem como motivação a tentativa de responder a seguinte pergunta: existe na obra de Gilberto Gil um projeto de emancipação da cultura brasileira por intermédio das tecnologias? A partir do campo interdisciplinar dos Estudos Culturais, esta discussão retoma contextos sócio-históricos que demarcam a trajetória do artista/ministro, com ênfase na experiência com o tropicalismo (final dos anos 1960 início dos anos 1970) e com o Ministério da Cultura (2003 2008). Nesse percurso desdobram-se discussões fundamentais para a construção hermenêutica do trabalho, como as noções de canção crítica e de mediação tecnológica no contexto da música popular brasileira. Dividido em três capítulos, sendo o último destinado às análises das canções, este estudo permitiu observar que a relação entre Gilberto Gil e as tecnologias proporcionou um encontro de grandes ressonâncias no campo da cultura brasileira. |