Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Guimarães, Alexandre de Carvalho |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-08082022-110126/
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Resumo: |
O objetivo desta dissertação é refletir sobre as possibilidades de narração audiovisual em instalações que utilizam recursos tecnológicos ligados à informática a chamada ciberarte, arte eletrônica ou arte informática. O exemplo estudado é a obra Idle Times/Temps Mort da artista belga Alex Verhaest, que se propõe a ser um filme interativo. Seu tempo narrativo se constrói através do olhar do espectador pelas diversas telas de vídeo em que a instalação se constitui. A proposta aqui é efetuar uma pesquisa que acompanhe a dubiedade em que Alex Verhaest constrói a sua obra, entre as possibilidades desse mundo tecnológico e suas limitações. Pretendemos observar detidamente a relação desta videoinstalação com a história das artes que a precederam, para entender qual é a imagem e a narrativa que agora surgem. Isto porque esse percurso tem o mesmo movimento da obra de Verhaest, o de construir e desconstruir o cinema |