Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Santos, Patricia Conceição Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-31082009-174247/
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Resumo: |
Este trabalho busca examinar as relações de poder alegorizadas no romance Todos os Nomes, de José Saramago. Usando principalmente as teorias de Mikhail Bakhtin e Michael Foucault sobre o processo de constituição do sujeito moderno (entendido, neste caso, como um sujeito que se reconhece como portador de uma identidade própria, ainda que, paradoxalmente, se saiba também integrante de um grupo social que o concebe e o solicita como um \"corpo dócil e útil\"), este trabalho enfoca desde a arquitetura \"panóptica\" do espaço impessoal da Conservatória do Registro Civil, que mantém seus funcionários numa rígida e produtiva disciplina de trabalho sob o olhar vigilante do Conservador, até os comportamentos transgressores do Sr. José em seu processo que investiga a identidade da mulher desconhecida, passando pelo exame dos recursos carnavalescos que visam a desmascarar o poder instituído. A análise visa provar que existe uma intrínseca e inextricável relação entre o poder instituído (representado pela figura do conservador) e o sujeito que se submete a esse poder (representado, no romance, pela figura do Sr. José), de tal modo que o desenvolvimento da autoconsciência do sujeito e a sua libertação em relação à condição anterior de assujeitamento (na terminologia de Foucault) acarretam, necessariamente, mudanças nas diferentes microesferas de poder (também com base no pensamento de Foucault). |