Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Recski, Marcelo Faraldo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-01092021-225048/
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Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo geral investigar, analisar e comparar os diferentes processos de direção musical em Corais e Grupos Vocais, a partir do estudo do fenômeno da comunicação que ocorre entre seus membros e da observação dos trabalhos de seus respectivos líderes. O objetivo específico é identificar diferenças e semelhanças nos procedimentos utilizados para que a melhor performance possível seja alcançada, além de refletir sobre questões envolvidas nas práticas interpretativas. Os referenciais teóricos para a pesquisa foram levantados em diferentes áreas, tais como Comunicação, Neurociência, Psicologia, Educação Física, Musicologia, Musicoterapia, Performance Musical e Regência, sendo ilustrada com vídeos, colecionando uma amostra de imagens que exemplifica alguns procedimentos de comunicações que geram soluções para eventuais problemas musicais na performance. O primeiro capítulo trata de discutir o fenômeno da Comunicação Humana (verbal e não-verbal) e o processo de empatia entre duas ou mais pessoas. Já no segundo, a Comunicação aproxima-se da Música e da performance musical em si, através do estudo da relação entre gestos físico e musical e dos trabalhos de regentes nos corais e de diretores musicais/cantores em ensembles vocais, focando nos diferentes tipos de direção musical sob o prisma da comunicação e da liderança. O terceiro capítulo é composto de exemplos em vídeos comentados e devidamente analisados, exemplificando casos específicos. O trabalho se encerra com considerações a respeito da experiência comunicacional em grupos musicais, além de refletir sobre a sua importância no desenvolvimento e na ampliação da consciência musical, tanto no âmbito individual quanto no coletivo. |