Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Santos, Carlos Vinicius Veneziani dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-03122015-133057/
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Resumo: |
As canções de Adoniran Barbosa são amplamente reconhecidas como importante patrimônio cultural da música popular paulistana e brasileira. Ao longo dos anos, jornalistas, historiadores, críticos de arte e pesquisadores descreveram, analisaram e avaliaram as criações de Adoniran, estabelecendo uma posição de destaque para seu legado musical dentro do âmbito da canção popular no país. Entretanto, a despeito da considerável produção de materiais biográficos, históricos e críticos por especialistas em diferentes áreas do conhecimento, a obra do compositor ainda não havia sido examinada dentro de uma abordagem semiótica de linha greimasiana, considerando os desenvolvimentos da semiótica tensiva. A proposta desta pesquisa é identificar e relacionar as estratégias de composição de Adoniran Barbosa de forma a compreender como elas caracterizam e singularizam as realizações estéticas desse cancionista. Para tanto, faz-se necessário recorrer aos modelos de análise da semiótica da canção, criados e desenvolvidos por Luiz Tatit e aprimorados por diversos pesquisadores dessa área. No texto que apresenta os esforços de pesquisa, o recorte metodológico é apresentado e comentado previamente, bem como as premissas que fundamentam a escolha das canções que formam o corpus. As análises realizadas indicam a figurativização como modelo principal de compatibilidade entre melodia e letra, e a utilização de procedimentos figurativos na melodia do canto como condição central para construção da identidade musical de Adoniran. Nas conclusões, observa-se a relação da figurativização com outras características fundamentais detectadas pelo exame do material, como a presença da fala natural, o uso de variações linguísticas e a organização das projeções enunciativas de modo a produzir efeitos de sentido de realidade, por meio dos diálogos. Os resultados obtidos, tanto no desenvolvimento das análises de cada canção em particular quanto nas conclusões que unificam os dados, são comparados a contribuições críticas extraídas da bibliografia sobre o artista. A comparação corrobora pontos de vista construídos a partir de outras abordagens e indica novas possibilidades de interpretação sobre o valor estético da produção cancional do compositor. |