De Erdmann Neuparth a Antonio Luis de Moura: A história da clarineta entre 1817 e 1855 no Rio de Janeiro, através dos periódicos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Pereira, Luciano Silveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-08112024-171144/
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal delinear a trajetória da clarineta na capital do Império, no interstício de 1817 a 1855, a partir do repertório executado e dos músicos executantes. Estas informações proporcionarão o esclarecimento sobre o movimento musical na primeira metade do século XIX no Rio de Janeiro, sobretudo a utilização da clarineta nesse contexto, tanto no aspecto artístico quanto no ensino do instrumento. Tal estudo pretende trazer à luz as atividades, artísticas e docentes, desenvolvidas pelos clarinetistas do referido período e como estas atividades culminaram na criação do Conservatório Imperial de Música. Este trabalho tem como intuito preencher a lacuna existente no período de estudo proposto sobre a história da clarineta no Brasil.