Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Faria, Tatiana Lima |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-03042017-125156/
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Resumo: |
É fato que o livro mudou a forma de organização e transmissão do pensamento e conhecimento ao longo dos séculos, como também é de saber notório que, desde o surgimento da imprensa, seus modos de feitura e circulação se alteraram consideravelmente, passando a interferir na produção artística e intelectual dos escritores. Tomando o livro como objeto central, este trabalho pretende refletir sobre como a composição editorial carrega sentidos anteriores à própria compreensão e leitura do texto; sentidos evidenciados pelos elementos paratextuais que compõem a edição, tais como capa, nome do livro, autoria da obra, release e textos complementares. Para tanto, partiu-se do contexto de recepção da literatura brasileira na Argentina nos anos 2000, no qual se observou o surgimento da coleção Vereda Brasil (Ediciones Corregidor), publicada em uma editora privada cujo contexto de fundação associa-se ao trabalho docente empreendido por Florencia Garramuño e Gonzalo Aguilar na cátedra de Literatura Brasileira e Portuguesa da Universidad de Buenos Aires. A partir da análise dos paratextos dos dois primeiros exemplares que compunham a referida coleção, uma seleta de textos de Oswald de Andrade intitulada Escritos antropófagos e o romance de Graciliano Ramos, Vidas secas, nota-se que tais construções textuais evidenciam tanto o contexto fundacional da coleção, vinculado à cátedra de dita universidade, quanto as premissas do mercado editorial independente argentino, como a segmentação do público e as restrições econômicas para a publicação do livro, aspectos que fazem com que este projeto editorial seja caracterizado pela intersecção entre o mercado editorial e a pesquisa acadêmica. |