Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Martins, Phillipe de Souza |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-02122019-154856/
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Resumo: |
Este trabalho propõe um estudo de Inveja (1927), único romance de Iuri Kárlovitch Oliecha, através dos arquétipos literários que compõem sua estrutura. Os arquétipos são entendidos como elementos temáticos dentro da narrativa utilizados pelo autor com o intuito de alcançar a realidade profunda de sua época. Eles desdobram-se em sentidos diversos e expalham-se por toda a estrutura do romance de forma a constituir uma perspectiva múltipla e profunda sobre temas da nova sociedade soviética em construção. Esses elementos são analisados essencialmente na forma das personagens do romance, que incorporam em si os embates sociais, filosóficos e literários ocorridos na União Soviética dos anos 1920. Também são analisados os dois narradores e sua inter-relação, pois são eles que organizam toda a estrutura fragmentária do romance de forma coerente. O conjunto das relações entre personagens e narradores é responsável por criar um efeito de estranhamento, ou, como preferimos chamar neste trabalho: estereoscopia. Efeito esse que atinge todos os níveis da narrativa e fornece ao leitor uma perspectiva múltipla do mundo retratado. |