Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Xavier, Priscila de Almeida |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-19112010-121931/
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Resumo: |
A história do Instituto Butantan, como a de qualquer outra instituição, traz ao longo do tempo mudanças e rupturas do modelo político implantado, conforme diretrizes da diretoria, contexto social e histórico e por fatores outros. Uma representação cinematográfica das atividades exercidas pela instituição não evidencia tais modificações, até mesmo porque a função de um filme de divulgação é mostrar sempre o que se julga pertinente, buscando legitimação e adesão à organização. Isso pode criar e, inclusive, reforçar mitos e memórias, tanto para o público externo, quanto para uma tomada de posição por parte dos funcionários. O estudo que aqui se apresenta, tem por objetivo analisar filmes cuja temática seja o Instituto Butantan, quer ele seja o tema central ou parte da narrativa. Selecionamos filmes institucionais de divulgação científica e também documentários sobre a cidade de São Paulo, em que a imagem do instituto se fazia presente. Partimos do arquivo permanente da própria instituição e de acervos externos a ela. O recorte histórico privilegia os anos de 1928-1953, que constituem as diretorias de Afrânio do Amaral e de Eduardo Vaz, comparando-as com os paradigmas deixados por Vital Brazil, primeiro e mais conhecido diretor do local. Verificamos uma representação da instituição, cuja idéia de modernidade, seja da ciência ou da cidade, tinha um claro contraponto com o mundo rural, tido como sinônimo de atraso em São Paulo à época e esse embate acaba chegando aos filmes realizados. |