Arte por um fio: mitopoética nas obras têxteis de Bispo do Rosário e de Judith Scott: um estudo no campo da recepção crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Oliveira, Solange de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-14112017-173649/
Resumo: Esta pesquisa averigua a forma como tem sido estabelecido o estatuto de recepção de algumas obras de arte no registro bruto/culto. Os artistas que abordamos são frequentemente classificados segundo tais categorias, ainda que tradicionalmente opostas: Arthur Bispo do Rosario (1909-1989), artista cujas obras foram alinhadas à Arte Contemporânea, e Judith Scott (1943-2005), artista com apenas algumas obras inseridas no campo da Arte Moderna e Contemporânea. O intento é examinar se os critérios e modos de leitura, praticados por críticos e curadores em mostras e exposições nacionais e internacionais, contemporaneamente, têm observado o vivido como significante preponderante do acervo desses artistas ou se, por outro lado, a prática é a de aproximação e incorporação no sistema de arte por aspectos meramente formais. Através do recolhimento da literatura referida a esses eventos, pretendemos explicitar os critérios de leitura e de fruição das obras desses artistas que compartilham o gosto por materiais têxteis, cujo processo de tecimento/destecimento é ingrediente-base de suas poéticas, mas que participam do sistema de arte em diferentes estatutos de integração. Finalmente, a pesquisa visa investigar até que ponto o sentido da escolha de têxteis no desenvolvimento de suas mitopoéticas foi considerado no campo da recepção crítica. A meio termo, destacamos um olhar de dentro do sistema de arte, contabilizando alguns dos pronunciamentos da artista francesa contemporânea Louise Bourgeois (1911-2010), considerando-os especialmente em dois aspectos que nos interessam neste estudo: sua relação com os têxteis, dos pontos de vista formal ou conceitual, e também sua singular perspectiva sobre o processo criativo e o engajamento do criador. A artista não tece julgamentos ou considerações de modo a estabelecer uma delimitação ou alguma fronteira entre os campos (in-) e (out-)sider, o que torna sua perspectiva particularmente atrativa. Colaborar para a reflexão sobre a interpretação de obras estrangeiras à esfera da arte institucionalizada é importante instrumento de compreensão dos processos de construção do saber artístico e de consolidação da fortuna crítica, além de proporcionar uma discussão sobre a possibilidade de pensar lArt Brut a partir de um ponto de vista do próprio sistema de arte