Cuerpo e ideología en la teatralidad de Nelson Rodrigues y Virgilio Piñera: sus relaciones con el campo intelectual y la escena

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Ruiz, Guillermo Loyola
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: spa
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-31082022-165153/
Resumo: O presente trabalho analisa a produção dramática de dois autores latino-americanos: um brasileiro (Nelson Rodrigues) e um cubano (Virgílio Pinera). A partir das semelhanças e diferenças entre ambos os dramaturgos, são estudadas as relações entre os diferentes setores do campo intelectual: a literatura e o teatro, os limites do literário e as imagens de escritor que os dois autores projetam. Neste trabalho também é analisada a relação entre corpo e ideologia na dramaturgia de Nelson Rodrigues e Virgílio Pinera, e suas implicações nas conceições sobre o teatro que os dois mantém.