Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Dias, Fábio Garcia |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-22122023-202050/
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Resumo: |
Este trabalho faz parte do projeto \"Bruxas Paulistas: Edição Filológica de Documentação sobre Feitiçaria\" que desenvolve pesquisas relacionadas à documentação contida no Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo acerca de autos inquisitoriais e de denúncia para casos de crime de feitiçaria ocorridos na província durante o século XVIII. Tal projeto está ligado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP. Essa dissertação tem como proposta editar autos coletados no Arquivo e analisa-los à luz da filologia de forma a reconhecer as mentalidades presentes nas comunidades que produziram e por onde circularam tais documentos, de forma a identificar as leituras construidas sobre os grupos sociais presentes, desvendando os preconceitos explicitados nas tipificações dos que praticavam os crimes de feitiçaria, assim como daqueles que serviam de testemunhas para as investigações. Da mesma forma a investigação aqui praticada pretende reconhecer na seleção de palavras para se fazer as acusações ou defesas dos denunciados, que elementos tornam os atos tolerados ou não, assim como a seleção de silenciamentos sobre determinadas características dos envolvidos nos autos. Assim, esse trabalho objetiva mostrar que o reconhecimento de minorias sociais, como bastardos, mestiços e mulheres, como ameaças à ordem social estabeleceu uma visão preconceituosa sobre tais grupos, tornando-os bodes expiatórios, cuja perseguição reestabelece a ordem. |