\'Novíssimo\' cinema brasileiro: práticas, representações e circuitos de independência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Vasconcelos-Oliveira, Maria Carolina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-19032015-172224/
Resumo: Esta tese pretende somar esforços a outras pesquisas que se dedicam à compreensão da organização social da produção de bens/serviços culturais e artísticos. Tomando como objeto a produção cinematográfica que vem sendo caracterizada como o \"novíssimo\" cinema brasileiro (uma produção de cinema feita por jovens realizadores, com baixos orçamentos e em estruturas organizacionais menos especializadas e hierárquicas, que começa a se organizar no início dos anos 2000 e passa a ganhar reconhecimento público no país no fim da primeira década do século XXI), o trabalho se desenvolve a partir de dois objetivos. O primeiro, compreender o \"novíssimo\" cinema a partir do posicionamento de seus realizadores dentro do grande campo do cinema brasileiro, que configura um conjunto específico de práticas e representações. O segundo objetivo é trazer elementos para contribuir para uma discussão sobre produções culturais/artísticas do tipo independente a partir da observação do caso do cinema, buscamos construir uma categoria de independência que pode ser utilizada para a compreensão de outros contextos de produção simbólica